sábado, 13 de março de 2010

EDUCAÇÃO E CULTURA.

Lendo e aprendendo, precisamos compreender muito sobre a cultura... A educação estar diretamente relacionada com o meio... E só será possível compreender o mundo no qual nós vivemos se desenvolvermos a consciência de nós mesmos. Se queremos aprender, precisamos ensinar...

"o termo cultura se refere a diferentes fenômenos, todos eles ligados aos modos de existir dos inúmeros grupos humanos, modos estes que são específicos e diversos entre si."

"o conceito de educação de uma maneira ampla, como os diversos processos que os grupos humanos elaboram para fazer com que as novas gerações aprendam os saberes que são socialmente valorizados."

...a relação com os outros grupos é essencial para a constituição do nosso grupo. Como afirma Lévi-Strauss,

[...] a diversidade das culturas não deve ser concebida de uma maneira estática. Esta diversidade não é a de uma amostragem inerte ou de um catálogo frio. [...] jamais as sociedades humanas estão sós; quando parecem mais separadas, ainda o é sob forma de grupos ou feixes. [...] Por conseguinte, a diversidade das culturas humanas não nos deve levar a uma observação fragmentadora ou fragmentada. Ela é menos função do isolamento dos grupos que das relações que os unem³.

Por que educação e cultura?¹

Maria Alice Setubal e Maurício Érnica

A cultura

Definir o termo cultura é uma tarefa complexa e só pode ser feita no âmbito de uma discussão teórica, o que não faz parte dos objetivos deste trabalho. Entretanto, mesmo sem entrar a fundo nas controvérsias conceituais, assumimos que o termo cultura se refere a diferentes fenômenos, todos eles ligados aos modos de existir dos inúmeros grupos humanos, modos estes que são específicos e diversos entre si.

Para nós, interessam mais de perto duas características da vida cultural². Primeiro, consideramos que a vida humana só se realiza no interior de uma sociedade. Logo, o que cada indivíduo é, deve ser, acha que é, quer ser e pode ser relaciona-se com as atividades da vida social das quais ele participou ao longo de sua biografia. Em segundo lugar, entendemos que a sociedade é lógica e historicamente anterior aos indivíduos e, portanto, é só na relação com os outros e com o meio que as pessoas se formam como pertencentes a uma cultura. É apenas assim que os homens podem compreender o mundo no qual vivem e desenvolver a consciência de si mesmos.

...

As atividades educacionais e o patrimônio cultural de um grupo estão profundamente interligados. A própria noção de educação, tal como a entendemos, pressupõe a definição de saberes considerados socialmente relevantes e que constituem o patrimônio a ser transmitido.


Existe um olhar para a vida cultural e uma seleção daquilo que deve ser ensinado que antecedem a atividade educacional propriamente dita. Para além dos saberes intelectuais e escolares, como ler e escrever diferentes gêneros de texto e realizar operações matemáticas em situações diversas, ensina-se, também, a olhar para a própria história e a valorizar determinados produtos de trabalho humano e grupos sociais como importantes, belos e valiosos ou, ao contrário, como sem prestígio, sem importância, feio ou sem valor.


...
Leia o artigo



Ensinando e aprendendo a fazer perguntas...

"Quando alguém faz alguma coisa que não nos agrada, nosso primeiro impulso é criticar. Faça perguntas, antes de criticar. Pois sabendo os motivos, você até poderá ajudar a pessoa com palavras e com bons exemplos de conduta." Minuto de Sabedoria



Este artigo traz uma bela reflexão, em que acreditar? Por que acreditar nisso e não naquilo?
E continuaremos a filosofar...
Tem a ver com toda forma de conhecimento, no que acreditamos e duvidamos...
Duvidar sempre...

O mito da Caverna

História em quadrinhos adaptada da Turma da Mônica, As Sombras da Vida com Piteco, de Mauricio de Souza. A versão original dessa história encontra-se emwww.turmadamonica.com.br



Ensinando e aprendendo a fazer perguntas

Eduardo Garcia C. do Amaral, Fernando Isao Kawahara e José Luiz Pastore Mello

É de grande alcance o trabalho com o Mito da Caverna, de Platão. Trata-se de um dos textos mais conhecidos de toda a História da Filosofia, que recebeu inumeráveis adaptações e versões. Seja como for, o Mito da Caverna forma uma imagem do que é a Filosofia, mas não só: tem a ver também com toda forma de conhecimento quando desafia aquilo em que acreditamos e subverte nossas crenças. É por causa disso a admiração da qual falávamos. Em que acreditar? Por que acreditar nisso e não naquilo? Afinal, o que é a realidade? É esta na qual acreditamos? Por quais critérios definimos o que é real e verdadeiro? E alcançar o real, mais do que nele acreditar, é conhecê-lo? E se o real não for nada daquilo em que acreditamos? Tais são as perguntas que o Mito da Caverna suscita.

Leia na íntegra, visitando o site da REVISTA CONSTRUIR CIDADANIA

http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1455

CATIVAR... "O essencial é invisível para os olhos..."


Ver imagem em tamanho grandeAos meus 8 anos, talvez 11 anos conheci o livro, e como na época a leitura era indicada para a maioria de jovens e adultos... A obra de Antoine de Saint-Exupéry nos ensina a filosofar, por meio de metáforas, lições para uma vida toda... Somos responsáveis por todos os nossos atos, e conseqüentemente uns pelos os outros... Hoje por meio de uma narrativa poética o livro apresenta mais uma vez... Para muitas gerações... Novas e velhas lições!!!!!
principe
ISBN: 8522005230
Número de páginas: 93
Editora: Agir
EstrelaEstrelaEstrelaEstrelaEstrela
O pequeno Príncipe parece um livro com histórinhas bonitas, para ser mostrado para crianças, se você não conhecer de verdade. O livro atinge todas as idade, é um livro sobre valores pessoais e caráter, falando sobre coisas simples que encontramos no dia a dia. Com certeza você vai se lembrar de muitas pessoas que conhece durante a viagem do personagem principal e quem sabe não se reconhecer entre eles. Leia.

Eu indico!!!!!!
Acabamos de assistir, ficamos maravilhados e emocionados... A versão em filme chamou a atenção das crianças, principalmente nesta parte onde o Pequeno Príncipe encontra-se com a raposa... apresentando a moral
"Somos responsáveis por aquilo que cativamos..."
Compreender que somos únicos, Refletimos, filosofamos...
Somos responsáveis por nossos atos, e influenciamos uns aos outros...
"Somente com o coração nós podemos ver com clareza..."
Antoine de Saint-Exupéry



Encontramos também outros trailer do filme em outras versões em desenhos animados no site youtube.





Vamos aguar nossos jardins, entre flores e borboletas...

Ver imagem em tamanho grande


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!