...a relação com os outros grupos é essencial para a constituição do nosso grupo. Como afirma Lévi-Strauss,
[...] a diversidade das culturas não deve ser concebida de uma maneira estática. Esta diversidade não é a de uma amostragem inerte ou de um catálogo frio. [...] jamais as sociedades humanas estão sós; quando parecem mais separadas, ainda o é sob forma de grupos ou feixes. [...] Por conseguinte, a diversidade das culturas humanas não nos deve levar a uma observação fragmentadora ou fragmentada. Ela é menos função do isolamento dos grupos que das relações que os unem³.
Por que educação e cultura?¹ Maria Alice Setubal e Maurício Érnica |
A cultura
Definir o termo cultura é uma tarefa complexa e só pode ser feita no âmbito de uma discussão teórica, o que não faz parte dos objetivos deste trabalho. Entretanto, mesmo sem entrar a fundo nas controvérsias conceituais, assumimos que o termo cultura se refere a diferentes fenômenos, todos eles ligados aos modos de existir dos inúmeros grupos humanos, modos estes que são específicos e diversos entre si.
Para nós, interessam mais de perto duas características da vida cultural². Primeiro, consideramos que a vida humana só se realiza no interior de uma sociedade. Logo, o que cada indivíduo é, deve ser, acha que é, quer ser e pode ser relaciona-se com as atividades da vida social das quais ele participou ao longo de sua biografia. Em segundo lugar, entendemos que a sociedade é lógica e historicamente anterior aos indivíduos e, portanto, é só na relação com os outros e com o meio que as pessoas se formam como pertencentes a uma cultura. É apenas assim que os homens podem compreender o mundo no qual vivem e desenvolver a consciência de si mesmos.
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As atividades educacionais e o patrimônio cultural de um grupo estão profundamente interligados. A própria noção de educação, tal como a entendemos, pressupõe a definição de saberes considerados socialmente relevantes e que constituem o patrimônio a ser transmitido.
Existe um olhar para a vida cultural e uma seleção daquilo que deve ser ensinado que antecedem a atividade educacional propriamente dita. Para além dos saberes intelectuais e escolares, como ler e escrever diferentes gêneros de texto e realizar operações matemáticas em situações diversas, ensina-se, também, a olhar para a própria história e a valorizar determinados produtos de trabalho humano e grupos sociais como importantes, belos e valiosos ou, ao contrário, como sem prestígio, sem importância, feio ou sem valor.