sábado, 31 de maio de 2008

OS CANTINHOS NA SALA DE AULA.

Este ano... com uma sala ampla e arejada, começamos a desenvolver a idéia de um trabalho diversificado, muitas escolas o adotam e utilizam... nos adaptaremos... espaços são utilizados em tempos estabelecidos, uma ou duas vezes por semana, porém as crianças escolhem e se agrupam espontâneamente.

CANTINHO DA COMUNICAÇÃO
Colocamos vários aparelhos telefônicos, relógio, som etc. Este é um dos cantinhos que mais chama a atenção das crianças e onde desenvolvem conversas divertidíssimas...




JOGOS MATEMÁTICOS
Disponibilizamos brinquedos variados e os grupos de crianças são definidos por gênero, escolhas individuais e coletivas.



CANTINHO DA MAQUIAGEM
Colocamos pinturas, batons, esmaltes, espelho, escova de cabelo, aqui já sabemos que é o cantinho preferido das meninas...


CANTINHO DO FANTOCHE
Disponibilizamos bonecos de fantoches e o teatro, aqui os meninos gostam muito da brincadeira.



CANTINHO DA LEITURA
Este cantinho é o único que utilizamos todos os dias no momento da acolhida, quando chegam encontram os materiais disponíveis daquela semana (que variam entre:livros, jornais, gibis,revistas etc.), momentos em que estabelecem contato com os variados portadores de textos e possibilitam o hábito da leitura.



Nossos estudos estão baseados nas leituras bibliográficas

  • ESCOLA NATURAL UMA ESCOLA PARA A DEMOCRACIA



"Democracia não se ensina, nem se aprende num quadro de giz ou memorizando noções de solidariedade. Aprende-se ou não a viver democraticamente, em função do ambiente onde se vive". O trabalho diversificado e de livre escolha, defendido pela autora, é a característica marcante de sua linha filosófica, que resulta na metodologia apresentada.
"Escola Natural" é uma obra destinada a público interessado em educação: professores, psicólogos, ou mesmo pais, que desejem refletir sobre a formação de um cidadão democrático, discutir a respeito da construção de seus direitos e limites e descobrir como estes são frutos do dia-a-dia de uma educação continuada, onde o sujeito seja agente e paciente do processo, inserido num contexto social democrático, onde as regras sociais, que orientam e limitam a vida em classe, sejam criadas e experimentadas pelo próprio grupo. Escola Natural expõe os princípios filosóficos que embasam o trabalho pedagógico que se realiza através da ação das assembléias dos alunos, que têm o poder de decisão sobre um grande número de regras de convivência e de uso do material, que deve ser de uso coletivo. "Partilhar material significa partilhar regras de uso e construir cooperativamente essas regras é aprender democracia".


  • Sabores, cores, sons, aromas. Livro de Maria das Graça Souza Rorn


"A autora explicita, de forma didática, o processo de transformação vivenciado pelas professoras através de mudanças introduzidas na organização do espaço e de novas interações e reflexões realizadas por elas sob a coordenação da supervisora pedagógica, deixando claro que há de educar o educador para que ele eduque seus alunos. Novas formas de interagir só se constroem com novas interações, ou seja, jamais resultarão de orientações prontas simplesmente transmitidas".

quarta-feira, 28 de maio de 2008

EDUCAR PARA UM OUTRO MUNDO...

"Educar para um mundo possível é educar para conscientizar."
PAULO FREIRE

Não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas, é preciso educar-se, transforma-se para agir em comum, de forma cooperativa e diversa, naturais e próprias da humanidade.
Educar para um outro mundo possível é educar para ter uma relação sustentável com todos os seres da terra, sejam eles humanos ou não.
Veja, vídeo CARTA DA TERRA (parte2)




"A filosofia está inscrita nesse grande livro - o Universo - que permanece continuamente aberto para nós."Galileu

Carta da Terra - Parte 2


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!